"O bom administrador é aquele que conduz seu grupo até o destino almejado."
(Autor desconhecido)


Administração


Significado do símbolo

O quadro como ponto de partida: uma forma básica, pura, onde o processo de tensão de linhas é recíproco. Sendo assim, os limites verticais/horizontais entram em processo recíproco de tensão.

Uma justificativa para a profissão, que possui também certos limites em seus objetivos: organizar, dispor para funcionar, reunir, centralizar, orientar, direcionar, coordenar, arbitrar, relatar, planejar, dirigir, encaminhar os diferentes aspectos de uma questão para o objetivo comum.

“O quadro é regularidade, possui sentido estático quando apoiado em seu lado, e sentido dinâmico quando apoiado em seu vértice (a posição escolhida)”

“As flechas indicam um caminho, uma meta, a partir de uma premissa, de um princípio de ação (o centro)”

“As flechas centrais se dirigem para um objetivo comum, baseado na regularidade (…) as laterais, as metas a serem atingidas”



Blog destinado as postagens das atividades do Projeto Integrador da Faculdade Castro Alves e compartilhamento de informações.


Tema:
“As pessoas e as organizações”



Curso de Administração no Brasil

Os cursos de Administração no Brasil têm uma historia muito curta, principalmente se compararmos com as dos Estados Unidos, onde os primeiros cursos na área se iniciaram no final do século XIX, com a criação da Wharton School, em 1881, sendo que somente em 1952 se iniciou o ensino da Administração no Brasil.

O contexto para a formação da Administração no Brasil começou a ganhar contornos mais claros na década de 40. A partir desse período, acentua-se a necessidade de mão-de-obra qualificada e, conseqüentemente, da profissionalização do Ensino da Administração. Fazia-se necessário à formação de pessoal especializado para planificação de mudanças, em uma sociedade que passava de um estágio agrário para o industrial. Tratava-se de formar, a partir do sistema escolar, um Administrador profissional, apto para atender o processo de industrialização. Tal processo desenvolveu-se de forma gradativa, desde a década de 30, porém, acentuou-se por ocasião da regulamentação da profissão, em 9 de setembro de 1965, data em que se comemora o dia do Administrador.

O ensino da Administração está relacionado ao processo de desenvolvimento do país, durante o governo de Getulio Vargas e de Juscelino Kubitschek. O surgimento da Fundação Getulio Vargas (FGV) e a criação da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (USP) marcaram o ensino e a pesquisa de temas econômicos e administrativos no Brasil, contribuindo para o processo de desenvolvimento do país.

Com a regulamentação da profissão o Conselho Federal de Educação fixou o primeiro currículo mínimo do curso de Administração e também teria que haver o estágio supervisionado de seis meses para obter o diploma. A partir dessa regulamentação procurou-se instituir organismos que controlassem o exercício da profissão. Foram criados, então, os Conselhos Regionais de Administração (CRA´s).

Fonte: CFA (Conselho Federal de Administração)


sexta-feira, 26 de março de 2010

** Crítica cinematográfica sobre o filme "O terminal" **



O terminal, filme de Steven Spielberg, se passa no terminal aéreo e tem como personagem principal Viktor Navorski que parte da Krakozhia, fictício país do Leste Europeu, com destino a Nova Iorque com o objetivo de cumprir uma promessa que fez ao seu pai. Ao chegar no aeroporto, Viktor não consegue autorização para entrar nos Estados Unidos, pois durante sua viagem seu país sofreu um golpe de Estado. Com as fronteiras fechadas e seu passaporte invalidado ele também não poderia retornar a Krakozhia até que os Estados Unidos conhecessem a reclassificação diplomática de seu país e até isso acontecer ele era inaceitável.
Retido por Frank Dixon, diretor do aeroporto, ele é obrigado a permanecer por tempo indeterminado e por não entender a língua não consegue compreender o que está acontecendo. Através de uma comunicação mista o diretor tentou, sem êxito, explicar o golpe de Estado usando um saco de batatas e uma maçã. O aeroporto internacional era bem organizado e cumpria as leis, mas existiu falha da direção em não ter um intérprete e em nenhum momento tentaram providenciar alguém que entendesse a língua de Viktor. Começa então, um problema de comunicação já que o emissor e o receptor não dominavam o mesmo código linguístico.
Mesmo sem o entendimento, Viktor foi colocado no diferente universo do terminal e não conseguiu se comunicar com ninguém. Quando precisou de informação para usar o telefone se deu conta de que estava completamente só em meio aquela multidão, pois sua presença nem era notada. O canal mais utilizado foi os meios visuais, mas este combinado aos meios sonoros foi o que fez ele compreender o que estava ocorrendo em seu país. Foi através do hino nacional da sua pátria e das imagens do noticiário na TV que formam uma linguagem mista. Diante da dificuldade de entender e ser entendido Viktor foi obrigado a buscar alternativas que facilitassem a comunicação.
A linguagem não verbal predominou no início, mas depois ele procurou observar as pessoas e suas rotinas e deixou de se comunicar de forma peculiar e não compreendida e encontrou meios que facilitaram sua interação.
As imagens, as sinalizações, os sinais luminosos e sonoros, as cores e os gestos foram explorados como diversas formas de comunicação. Viktor, inteligentemente, ficou atento a todas as formas. Ele comparou livros do seu idioma com o do idioma local, encontrou maneiras de ganhar dinheiro, se aproximou de alguns funcionários e conseguiu sobreviver no diferente universo do terminal.
Sua forma de agir e de se esforçar para se comunicar possibilitou o surgimento de romance, amizade, solidariedade e admiração, mas a falta de domínio da língua também possibilitou o surgimento de uma armadilha e ele ficou prestes a sair do terminal. Não saiu porque percebeu que estava sendo filmado, mas se saísse seria preso por infringir as leis daquele país.
Em meio a incertezas e regras Viktor também teve a oportunidade de decidir uma situação conflituosa da maneira que desejasse ao ser chamado para conversar com outro estrangeiro que dominava seu código. Sua sábia solução sensibilizou muitos funcionários e através de uma linguagem não verbal expressaram sua admiração: colocaram em vários locais a fotocópia da palma de sua mão e passaram a enxergá-lo como herói.        
          Depois de nove meses seu país estava livre da guerra e ele conseguiu cumprir seu objetivo, mas por pouco seria adiado. Ao ser chantageado e perceber que seus novos amigos seriam prejudicados, ele preferiu ser leal, mas foi surpreendido quando um desses amigos deixou claro que a promessa que ele tinha que cumprir era mais importante e que não poderia desistir depois de tanta espera e esforço. A palavra é a  unidade da linguagem mais usada na comunicação interpessoal, mas no filme fica claro o quanto as demais linguagens foram exploradas e eficazes. Mostra também a importância da linguagem na vida do ser humano.      
Atividade de Língua Portuguesa
Professora: Lícia Margarida Dias
Assunto: As formas de linguagem  

2 comentários:

  1. Gostei muito da forma que postaram as informações e alguns detalhes que fazem diferença dos demais blogs.
    Estão de parabéns!
    (Éverson)

    ResponderExcluir

Seja bem vindo!
A equipe agradece sua participação.