"O bom administrador é aquele que conduz seu grupo até o destino almejado."
(Autor desconhecido)


Administração


Significado do símbolo

O quadro como ponto de partida: uma forma básica, pura, onde o processo de tensão de linhas é recíproco. Sendo assim, os limites verticais/horizontais entram em processo recíproco de tensão.

Uma justificativa para a profissão, que possui também certos limites em seus objetivos: organizar, dispor para funcionar, reunir, centralizar, orientar, direcionar, coordenar, arbitrar, relatar, planejar, dirigir, encaminhar os diferentes aspectos de uma questão para o objetivo comum.

“O quadro é regularidade, possui sentido estático quando apoiado em seu lado, e sentido dinâmico quando apoiado em seu vértice (a posição escolhida)”

“As flechas indicam um caminho, uma meta, a partir de uma premissa, de um princípio de ação (o centro)”

“As flechas centrais se dirigem para um objetivo comum, baseado na regularidade (…) as laterais, as metas a serem atingidas”



Blog destinado as postagens das atividades do Projeto Integrador da Faculdade Castro Alves e compartilhamento de informações.


Tema:
“As pessoas e as organizações”



Curso de Administração no Brasil

Os cursos de Administração no Brasil têm uma historia muito curta, principalmente se compararmos com as dos Estados Unidos, onde os primeiros cursos na área se iniciaram no final do século XIX, com a criação da Wharton School, em 1881, sendo que somente em 1952 se iniciou o ensino da Administração no Brasil.

O contexto para a formação da Administração no Brasil começou a ganhar contornos mais claros na década de 40. A partir desse período, acentua-se a necessidade de mão-de-obra qualificada e, conseqüentemente, da profissionalização do Ensino da Administração. Fazia-se necessário à formação de pessoal especializado para planificação de mudanças, em uma sociedade que passava de um estágio agrário para o industrial. Tratava-se de formar, a partir do sistema escolar, um Administrador profissional, apto para atender o processo de industrialização. Tal processo desenvolveu-se de forma gradativa, desde a década de 30, porém, acentuou-se por ocasião da regulamentação da profissão, em 9 de setembro de 1965, data em que se comemora o dia do Administrador.

O ensino da Administração está relacionado ao processo de desenvolvimento do país, durante o governo de Getulio Vargas e de Juscelino Kubitschek. O surgimento da Fundação Getulio Vargas (FGV) e a criação da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (USP) marcaram o ensino e a pesquisa de temas econômicos e administrativos no Brasil, contribuindo para o processo de desenvolvimento do país.

Com a regulamentação da profissão o Conselho Federal de Educação fixou o primeiro currículo mínimo do curso de Administração e também teria que haver o estágio supervisionado de seis meses para obter o diploma. A partir dessa regulamentação procurou-se instituir organismos que controlassem o exercício da profissão. Foram criados, então, os Conselhos Regionais de Administração (CRA´s).

Fonte: CFA (Conselho Federal de Administração)


domingo, 30 de maio de 2010

** A importância do conhecimento humanístico para a carreira do administrador **



"...assim como ninguém aprende tanto sobre um assunto como o homem que é obrigado a ensiná-lo, também ninguém se desenvolve tanto como o homem que tenta ajudar os outros  a se auto-desenvolverem..." (Peter Drucker, 1996)


Este resumo é baseado em uma pesquisa realizada por estudantes do curso de Graduação de Administração da UFSC levanta a analise dos currículos utilizados no curso de Graduação de Administração da UFSC. O objetivo da pesquisa é despertar uma discussão crítica nas Universidades a respeito do verdadeiro propósito de uma instituição de ensino superior e ao que ela se propõe. Isso devido as Universidades muitas vezes desviam-se, do propósito de investigação e disseminação da verdade, procurando atender primeiramente as necessidades imediatistas do mercado e das pessoas que procuram capacitação.
Inicialmente o artigo nos traz pressupostos de alguns estudiosos que apontam as verdadeiras funções de uma Universidade no processo de desenvolvimento do aluno durante a sua Graduação e como deveria ser a formação do mesmo. Nos dias atuais é muito comum a inserção dos jovens nas Universidades, particulares ou não, em busca somente de uma qualificação a mais a fim de atender as demandas do mercado. Este ciclo faz com que as Universidades contemporâneas vivam cada vez mais em função de uma lógica de mercado e não sua aplicação também social.  
 
“...confundir a formação universitária com a preparação do estudante só para o desempenho de determinadas atividades é empobrecer, limitar uma formação ampla e criativa para privilegiar o saber imediato, o aprendizado da execução, oposto ao da humanização do próprio homem...”(Crippa, 1996)
 
O administrador, além de ser habilitado em uma formação técnica, deve possuir também uma formação humanística. Para desenvolver com qualidade as tarefas que lhe são atribuídas é preciso conhecimento, mas também é preciso atitude e visão para usar corretamente e em sua totalidade o seu conhecimento. Na sociedade atual o grande desafio é acompanhar as constantes mudanças com eficácia e ao mesmo tempo entender seus semelhantes e manter uma visão crítica e interativa do mundo. No entanto, a Academia está se distanciando cada vez mais da sua principal finalidade que é o de formar profissionais, não somente especializados em executar tarefas e sim profissionais mais humanistas. O conhecimento nas Universidades se encontra cada vez mais fragmentado e isolado. As disciplinas não se comunicam em contrapartida os debates sobre estruturas de produção e a transmissão do conhecimento são mais intensos a cada dia. A multidisciplinaridade propõe uma estrutura para a solução de determinados problemas e ou desafios, utilizando informações de duas ou mais especialidades. Esta mesma multidisciplinaridade pode proporcionar a ligação entre o tecnicismo e o humanismo, com maior ênfase e comunicação entre as disciplinas mais divergentes2.
O humanismo estuda valores ligados ao homem. Se a universidade focar só na especialização técnica dos estudantes, futuramente esses estudantes serão profissionais limitados, pois é preciso ter uma visão globalizada para atender a todos de maneira eficiente. O conhecimento técnico-científico é o que mais tem valor, mas só com esse conhecimento, na maioria das vezes, não se chega ao objetivo esperado. A universidade precisa formar, além de profissionais capacitados para um limitado mercado de trabalho, profissionais que contribuam de uma forma mais humana para a sociedade, que sejam formadores de opiniões e criativos diante das adversidades4.
É necessário transformar a competição em competência. As pessoas precisam trabalhar juntas e unir esforços visando novos conhecimentos. É imprescindível se ter uma visão geral do saber e encarar a educação como uma atividade permanente para a vida toda.  O propósito desta pesquisa é de mostrar que a Graduação em Administração necessita de um novo enfoque, deixando com que matérias técnicas deixem o eixo principal da matriz curricular e volte-se mais para um enfoque maior no desenvolvimento humano, com ênfase no desenvolvimento total do individuo. Enquanto a universidade se limitar a uma grade curricular fechada e meramente técnica, administradores não terão uma formação humanística e continuarão sendo detentores de uma limitada área técnica do conhecimento3.
Atualmente o treinamento técnico-cientifico é mais valioso nas matrizes curriculares dos Cursos de Administração, porém o mesmo está mais voltado para atender necessidades imediatas do mercado. Com essa realidade, o distanciamento aumenta cada vez mais do verdadeiro propósito da formação do estudante universitário, o conhecimento amplo e uma formação humanista.


Bibliografia:
1.      Buss, Ricardo Niehues; Reinert, José Nilson; O Humanismo na formação do administrador: caso UFSC;
2.      http://www.portaldomarketing.com.br/pensamento cientificoadministraca;
3.      Revista Exame, Numero 398, Ano 12, pag.37-42, A formação do Administrador no Brasil;
4.      Tatiane Crescêncio, Oscar Dalfovo Dr, Ricardo Alencar de Azambuja, Paulo, Roberto Dias, Gestão do Conhecimento e o Perfil do Novo Administrador, Revista Brasileira de Administração, Ano 15, Numero 412, Pag. 54-62.


Atividade de Humanidades I
Professora: Aldenora Cristina Costa
Assunto: Formação Humanística do Administrador

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